terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Mais tricô - casaco!


I discovered in an old magazine, in this case a Rakam, this jacket model which pleases me a lot. As a matter of fact, ancient knitting magazines are real treasures that we must explore. This jacket, knitted with number 6 needles, according to the thickness of the yarn, has advanced at very good rhythm, although I only knit after dinner, during the evening. Who wants to follow me?


Não é que precise, mas, desfolhando uma revista Rakam muito antiga  (resgatada da garagem da casa dos meus pais, prontinha para seguir para o lixo ...) encontrei este casaco e não lhe resisti.



Não é lindo?

Aliás, tenho descoberto propostas incríveis em revistas antigas e, quando penso que um número imenso foi descartado, sinto uma profunda pena. Nesse aspecto (e noutros ...) não me venham cá com a conversa do desapego. Desapego pode muito bem significar um corte de laços sentimentais e bem bastam os cortes que a própria vida se encarrega de nos impor.
Assim sendo, guardo com desvelo todas as Rakans que consegui salvar de destruição certa.


As instruções aparecem, naturalmente em italiano que, infelizmente, não domino, mas no caso tal não é impedimento ...

O esquema é simplicíssimo, a sequência das cores é clara, os pontos são elementares e o corte quase inexistente - sem cavas, requer apenas uns quantos  mates no decote.


O jacquard, um desafio quase infantil - depois de ter tricotado a ÚLTIMA CAMISOLA


Com agulhas nº6 e fio correspondente, as costas avançam a muito bom ritmo 

... tendo em conta que só lhes pego depois de jantar.


Isto do tricô exige clima, isto é, exige frio. Não consigo dedicar-me às lãs e às agulhas se o tempo estiver quente, daí que me vejo neste afã, neste desassossego, a querer tricotar este mundo e o outro, no conforto do meu serão.
Não existe programa melhor!
A sério!

Beijo
Nina


31 comentários:

  1. Boa noite Nina,
    Gosto dos dois casacos, mas esse é na verdade lindo e não me parece, eu que sou leiga na matéria, muito difícil.
    Já vai bem adiantadinho e não tarda terá o casaco pronto!
    O tempo continua frio apesar das mínimas terem subido!
    Faz muito bem em guardar essas revistas que têm sempre modelos bem actuais.
    Tenha um feliz serão!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Tenho várias revistas, Burdas de malha dos anos 70/80. Tem coisas muito bonitas. Há pouco tempo juntei-as e mandei-as encadernar, juntando-as todas num grosso volume.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Nina...já fiz este esquema quando meus filhos eram pequenos!
    Atualmente não me atrevo! E nem sei se será como andar de bicicleta...que nunca se esquece!
    Vai ser mais um belo sucesso!
    Eu ando "paradinha" pois voltaram as dores no braço!
    Boa noite e bj
    Ah...o encontro com a Graça da Quarteira foi combinado pois o aldeamento é junto à casa dela!

    ResponderEliminar
  4. Está a caminhar bem sim senhora, força nas agulhas!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muito bonito sim senhora. E já está bem adiantado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Vai certamente ficar um casado lindo.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Não existe mesmo programa melhor, na minha opinião e gosto de tricotar em qualquer estação. Este vai ficar muito giro. Adoro as cores e o padrão. Também tenho revistas bem antigas das quais não me desfaço. porque penso que os padrões de tricô são intemporais.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Seguro que te queda precioso, lo que nos enseñas me encanta.
    Besos.
    Chary:)

    ResponderEliminar
  9. Querida Nina,
    Os dois são lindos! Gosto destes tons de marrom, caramelo e suas variações.
    Vou arriscar tricotar um casaco para mim no próximo inverno. Um bem fácil, claro, já que ao contrário de ti, não sou expert no assunto, longe disso!
    Beijinho
    Ju

    ResponderEliminar
  10. Pelas modelos é bem visível que a revista é antiga, no entanto o casaco é intemporal e lindo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Sei que vc vai dar conta de faze-lo.
    Vc entende desses pontos.

    ResponderEliminar
  12. I will watch you:)
    My first manager..Rosemarie Faber..could knit like this..delicate stitches that turned into works of art.
    I love vintage.

    ResponderEliminar
  13. E lá estás tu a fazer coisas complicadas Nina, que vão sair lindas de certeza!!

    ResponderEliminar
  14. Nina mal posso esperar para ver o resultado final...bjucas e sucesso na nova empreitada!

    ResponderEliminar
  15. Nina, fui levada através do tempo... quando tricotava blusas e casacos e principalmente os jacquards que acho maravilhosos!! Muitas saudades... depois vieram os tecidos e me absorveram completamente!! Mas, você tem razão, só é possível em dias frios...
    bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  16. Oi, Nina!

    Assim como na revista, tenho certeza que ficará lindo!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  17. As cores são lindas Ninita,será um belo casaco, com certeza, bom serão, beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Oi Nina adorei tbm esse modelo.
    Bom começo de mês.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  19. HAC TIEMPO QUE NO LA VEO...NO SE SIGUEN LAS RAKAM...
    ESAS CHAQUETAS ASI GORDAS SON PRECIOSAS.
    ME ENCANTAN.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  20. Magnífico , tanto o modelo como as junção das cores.
    Nunca passa de moda!

    Estou ansiosa por te ver com ele.

    Beijinhos, mãos de fada!

    ResponderEliminar
  21. Olá Nina, o teu trabalho está a ficar muito lindo! Gosto imenso das cores. Mais uma vez o bom gosto junto com um talento enorme criam lindas obras de arte! Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. É um belo projecto. Tenho a certeza que vai ficar lindo :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina... você é incrível, vê o modelo e já começa a tricotar, que artista das agulhas!!! Vai ficar lindo!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  24. Estás en racha de tejido. Con lo bien que te quedan, no pares.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, é um casaco lindo e sempre actual, é o que se chama um clássico, claro que que com o seu dom em criar malhas lindas, é o que vai acontecer.
    AG

    ResponderEliminar
  26. Hola Nina,
    sin duda un gran descubrimiento esta revista, a mi nunca me gusta tirarlas porque luego quizá las echaría en falta...
    En cuestión de modas soy de las que pienso que todo vuelve, así que nunca sabes cuando repetirás modelo.
    Besos.

    ResponderEliminar
  27. Está a ficar mesmo bonito! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá :)
    Tenho vindo amiúde visitar o blogue, mas hoje com mais calma vou comentar ... :)
    Eu gostei do casaco, por vezes parece que andamos todos vestidos de igual, as mesmas cores, os mesmos modelos. Sabe bem ver algo diferente, pode até já ter uns anitos, mas é uma aragem fresca nestes tempos tão uniformizados.
    Para mim, parece-me demasiado complicado, as minhas artes não chegam a tanto :(
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Realmente é um belo casaco. Diferente, eu achei e gostei.
    E quanto ao desapego, bem Nina, se é útil, serve muito bem. Desfrutemos!

    ResponderEliminar